14 de janeiro de 2015

EDIFÍCIO METRÓPOLIS


A abrir a Gran Via, na esquina com a Calle Alcalá, está um dos edifícios mais marcantes de Madrid, o Metrópolis. Inaugurado em 1911, exibe estatuária variada e uma cúpula majestosa encimada por um Ícaro contemplativo. As colunas coríntias inscrevem-no num estilo assumidamente neoclássico. Sentei-me num banco junto à Igreja de S. José, do outro lado da avenida, e lá me pus a desenhar. Foi um esboço difícil, com muitos detalhes, pelo que só me atrevi a passá-lo a tinta já em casa, corrigindo aqui e ali. E a aguarela, como é hábito, também só veio depois: 


O trânsito na Gran Via é reconhecidamente caótico, e nesta tarde não foi excepção. Era tanto o movimento e tão frenético que volta e meia os carros me impediam de ver o objecto do meu desenho. Tive de optar por despir a avenida de quase todos. Mas ficou um comercial ligeiro, um táxi e outro automóvel semi-oculto, para não dar à cena um ar desolado, de "day after"...


A árvore gigante que ali existe - uma faia? - foi um desafio de verdes...


Pintei também o Edifício Grassy, que surge logo a seguir no alinhamento da Gran Via. E, por fim, o céu. Alto, solto, a perder de vista - e a mostrar que, por comparação, até os edifícios mais imponentes se tornam pequenos:


Até breve!
Miú

12 comentários:

  1. Estive uns dias em Madrid no ano passado. Foi uma cidade que superou as minhas expectativas.
    Curiosamente andei muito pela Alcalá, pois fiquei ali ao pé da praça de touros As Ventas e fazia umas corridas até à praça...Colon, salvo erro...Mal vi este desenho senti uma coisa familiar. Obrigado. Continua.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Madrid é mal amada pelos portugueses, parece-me, que preferem sempre Barcelona...
      Ainda bem que o desenho teve um efeito positivo, Marcelo! Obrigada eu.

      Eliminar
  2. Era aqui na Gran Via, à direita quando se subia, aquela lojinha de 'recuerdos madrileños' onde pensámos fazer carreira? Onde pediam colaboradoras que falassem bem inglês? Oportunidades perdidas... Está linda, linda, linda a tua aguarela - e que saudades da nossa visita a Madrid :-) bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente, Elsa, que bela oportunidade perdemos as duas, ahahah!
      Saudades também já temos muitas, oh se temos!

      Obrigadíssima pelas tuas palavras tão queridas.

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Oh? O Rene fala português?!
      Obrigada pelo comentário tão gentil.

      Eliminar
  4. Estou verdadeiramente impressionada com o teu talento Miú!
    Parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, muito obrigada, Dulce! Que bom ver-te (também) por aqui!

      Eliminar