6 de agosto de 2015

VISITA A MARIALVA


Não sei se conhecem Marialva. É uma aldeia histórica na Beira Alta profunda, entre Trancoso e Foz Côa. Para lá se chegar, há que ter alguma persistência - mas vale bem a pena! O casario, todo em granito, sobe até ao castelo por ruelas irregulares, também empedradas, numa harmonia rara noutras paragens. Mas, pergunta-se o viajante, onde ficar?... Dir-se-ia que todas aquelas casas, aparentemente modestas, são habitadas por pessoas locais, e não se divisa edifício algum que pareça destinado à hotelaria. Doce engano! As Casas do Côro, projecto de vida de um casal lisboeta com cinco filhos, são um tesouro escondido de conforto e bom gosto. E, à noite, a sala de jantar abre-se para refeições requintadas, confeccionadas sob a orientação da sábia proprietária. Do morro contíguo à piscina, avista-se o castelo e parte das casas. E eu, sentada num deck com camas ao ar livre e cortinas de dossel (isto é só para fazer inveja, eheh), quis registar o quadro:


Foi a terceira vez que aqui estivemos - a primeira, quando as casas adaptadas eram muito poucas, há já bastante tempo, no início dos anos 2000. Agora, o projecto cresceu, mas manteve a filosofia de preservação cuidadosa da arquitectura rústica e de fusão com a aldeia. Quer-me parecer que havemos de cá voltar...

6 comentários:

  1. Este sítio é mesmo bonito, deve ter sabido muito bem fazer o desenho com esse ambiente :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito bonito sim, Suzana; o único senão para desenhar eram os insectos, eheh!

      Eliminar
  2. Oh. qué maravilla!! Disfruta todo lo que puedas y vuelve! Vuelve para dibujarnos todos esos bellos rincones que el pueblo debe tener.
    Bonito dibujo.
    Un abrazo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que gentil, Joshemari!
      Bem, a aldeia tinha montes de recantos lindos, mas a verdade é que além deste só desenhei um outro, debaixo de uma videira, que vou mostrar hoje. É que, com o calor, veio a preguiça! :)

      Eliminar
  3. O desenho ficou fantástico!!
    Desconhecia a existencia desse aldeamento... Também me quer parcer que hei-de lá passar:)
    Bjinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Passa, passa, Manela, vais adorar! Escreve "Casas do Côro" no Google e logo vês como é giro. E os quartos, maravilhosos!

      Eliminar