13 de fevereiro de 2016

DE CALECHE PELA PRAÇA


Estive na Polónia há dez anos, num intercâmbio docente Erasmus que me levou a Cracóvia e a Krosno. Sabia que Cracóvia era considerada a cidade mais bonita do país - monumental e histórica, mas também pitoresca e romântica. E não fiquei desiludida! A enorme Praça do Mercado, com a Basílica de Stª Maria num dos lados, é encantadora. Várias caleches percorrem o perímetro, mas eu, que prefiro como turista não fazer figuras mais tristes do que as estritamente necessárias, abstive-me, claro. Pude no entanto contemplá-las, no seu charme retro, com o recorte renascentista do mercado e a torre gótica da basílica ao fundo:


Estávamos em Maio, mas enquanto que em Portugal já faziam 25ºC, fui encontrar lá uns 13º-14º. Alguns afoitos (como o do kilt, abaixo) já se atreviam com manga curta, mas o wind chill pedia casacos - dos quentes, de preferência, que faltaram na minha mala! Aqui, vê-se a fachada oposta do mercado, com a torre da Câmara a surgir por trás, e eu a disfarçar os arrepios:


8 comentários:

  1. Querida miu! Nunca fui à Polónia mas é um pais que me fascina, sobretudo pela sua história. O desenho como sempre está lindo. Há quantos anos tem esta paixão por desenhar? Esta linda na foto, nem parece que passaram 10anos. Beijinho grande.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há quanto tempo desenho? Oh, como tanta gente, desenhava muito na fase do secundário. Depois parei, tendo retomado há coisa de um ano.
      Obrigada pelo teu "hallago". És uma querida (e seria muito bom que essa dos 10 anos fosse verdade). :)

      Eliminar
  2. Miú, un maravilloso dibujo-pintura! Te felicito!
    No sé porqué, pero después de ese tiempo de "silencio", encuentro que has mejorado en la calidad de tus dibujos diseños. O lo habías pintado antes?
    No conozco Polonia pero después de ver tu pintura, me entran ganas de conocerlo.
    Un abrazo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Joshemari.
      O que acontece é que este não é um desenho "in situ". Esses são MUITO mais difíceis, claro. Mas ultimamente não me tem apetecido tanto o desenho de observação. Tenho preferido praticar a cor e o traço de outras formas, mais "laboratoriais". Mas é tudo bastante difícil. Tenciono, de qualquer maneira, voltar ao "urban sketching", que dá uma satisfação muito especial!
      Um grande abraço para Barcelona!

      Eliminar
  3. Miu! Os teus desenhos são maravilhosos e este foi particularmente apreciado cá em casa! Aqui o cônjuge mais eu ficamos a admirar todos os detalhes... Na Polónia há 10 anos?! A foto está igual à Miu de hoje! Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, é, Manela, eu já acreditei. ;) Mas muito obrigada pela tua simpatia e generosidade de sempre!
      Um grande beijinho

      Eliminar
  4. Miú, impressionante como através dos seus desenhos consegue pôr-me a viajar no tempo :-)Eu não percebo nada da técnica, mas com os meus olhos de leiga na arte só posso dizer que adoro visitá-la neste seu cantinho maravilhoso. Beijinhos e desejos de boa semana***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os "olhos de leiga" às vezes têm uma frescura que falta aos mais treinados! Por isso é que a arte (neste caso, pseudo-arte) é para todos. :)
      Muito obrigada, Joana, pelas palavras tão gentis.

      Eliminar