22 de fevereiro de 2016

PEOPLE GOING BY


The colors of the rainbow so pretty in the sky
Are also on the faces of people going by
Louis Armstrong ("What a wonderful world")

É muito giro observar pessoas a passar na rua, embrenhadas nos seus assuntos e com o fito dos seus destinos. Algumas vão absortas; outras falam sem parar. Há as que vão relaxadas; outras passam esbaforidas. Estas que aqui tentei desenhar, em escala reduzida (2cm por figura), foram captadas em Paris, em frente à Opera, quando eu, sentada na escadaria, fazia horas para apanhar o comboio que me levaria ao aeroporto. Daí a diversidade étnica e de indumentária dos transeuntes, entre os quais até se via uma japonesa de kimono:


Não há como a figura humana para dar vida e alma a um desenho! Claro que o problema é apanhar as pessoas sem parecerem zombies ou bonecos articulados. Tenho um triste cadastro de mostrengos nos meus cadernos... Mas toca a praticar, e talvez a coisa vá!

8 comentários:

  1. Estamos rodeados de "modelos" anónimos a nuestro alrededor y es muy emocionante poderlos dibujar, sin que ellos se enteren. Yo lo hago con mucha frecuencia en mis viajes en tren.
    Son fantásticos, estos dibujos.
    Un abrazo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São modelos gratuitos, ainda por cima, Joshemari! E há-os de todos os tipos e para todos os gostos. Na praia, podemos até quase praticar o desenho anatómico. :)
      Um abraço

      Eliminar
  2. UNs saíram mais naturais que outros, mas é sempre um desafio. Gosto da figura no canto inferior esquerdo. A que está logo acima ficou mais estranha. Mas é só praticar, praticar, praticar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas o janota empertigado ia mesmo assim, Henrique, acredita! É certo que os sapatos me saíram mal, mas olha que a postura e a marcha afectada, um pouco efeminada, eram dele! Mesmo o foulard violeta não o inventei...:)
      A que me faz rir é a companheira de saia comprida cor-de-rosa na fila de baixo: pu-la a parecer a Conchita, aquele cantor austríaco que ganhou a Eurovisão.

      Eliminar
    2. Bem observado. Já me fartei de rir. De facto quando desenhamos memorizamos tudo na cabeça e conseguimos reproduzir tudo a alguém quando falamos do que vimos. Realmente parecia um andar tão empertigado.

      Eliminar
    3. Atenção que estes desenhos foram feitos a partir de fotografias - muitas fotografias que tirei nesta passagem por Paris. Ah, pudesse eu ter uma memória com este detalhe!... Chamá-la-ia de "memória fotográfica". :)

      Eliminar
  3. Adoro a variedade de roupas e de estilos, todas as pessoas diferentes... É um desenho muito dinâmico :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, Cat, são tantos os estilos como as cores do arco-íris...

      Eliminar