10 de setembro de 2016

PRAIA DOS BEIJINHOS


Com o diminutivo parece algo de romântico, quase adolescente, lembrando beijinhos de namorados. Mas esta praia de Leça tem umas rochas dramáticas, escarpadas, cheias de arestas e bicos perversos. No inverno impõe respeito, mas no Verão também não é exactamente convidativa para banhos. Desenhei-a já em Setembro, numa manhã com uma aragem fresca e quase ninguém na praia:



Uma semana antes, um homem de 67 anos morrera ali mesmo, no rebentar das ondas. Segundo as notícias, não se chegou a aperceber do perigo que corria, pois não pediu socorro. A primeira onda embrulhou-o, a segunda atirou-o para as rochas, à terceira já estava sem sentidos. Beijo?... Beijo da morte, talvez.

Mas olhando para a direita, a paisagem torna-se mais domesticada, com barracas, sinalética e e esplanada do restaurante Fuzelhas. Desenhei-a também, num esboço muito rápido, que pensei descartar. Mas aqui o deixo, para marcar a estação balnear que agora finda, com uns banhistas algo incongruentes deitados directamente sobre a areia:



16 comentários:

  1. Que história triste! Mas as aguarelas estão muito bonitas! Sempre tive um fraquinho por aguarelas com paisagens destas de praia, e estas ficaram muito bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Paula. Fico contente que tenhas gostado das aguarelas.
      Mas a história é muito triste, sim. Entretanto corrigi a idade do homem que morreu.

      Eliminar
  2. Tecnicamente, "beijinhos" são uns pequenos búzios que se encontram muito pelas praias do Norte.
    As praias de Leça, Cabo do Mundo e Lavra desde sempre que fizeram vítimas. E esta não há-de ser a última, ainda mais porque os veraneantes insistem em ignorar as condições adversas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, tem razão mais uma vez, Carlos. Sei que o nome vem daí, dos búzios-miniatura. Também os há nas praias de Ofir e Marinhas.

      Eliminar
  3. Ainda bem que não descartaste:) Estão límpidos e fresquinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pesar dos erros, pesar dos erros... Mas lá se safaram!
      Obrigada, Teresa!

      Eliminar
  4. Sim, triste história mas frescos desenhos.
    Um cenário que tanto serve um episódio romântico assim como uma história dramática.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bem verdade, Luís. Todos os sítios podem testemunhar o bem e o mal...

      Eliminar
  5. As aguarelas estão lindas... Quanto ao resto, temos de ter muito respeito pelo perigo! Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora pois, Manela! É isso mesmo.
      Obrigada e um beijinho!

      Eliminar
  6. Ohhhh, uma das minhas praias de infância. Aqui costumávamos apanhar muitos beijinhos (uns búzios claros muito pequeninos), que muitas vezes são difíceis de encontrar.
    Beijinhos *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, lá está, Joana, é daí que vem o nome da praia. Mas olha que hoje em dia já mal se vêem.
      Beijinhos

      Eliminar
  7. De vez em quando gostamos de ir dar um passeio para Leça. É um sítio muito bonito, dá para andar a pé à beira-mar e transmite uma certa paz. Gosto dos desenhos Miú, embora a história do senhor seja triste. Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É onde eu passo agora todos os fins-de-semana, Joana. Mas a marginal de Leça é um pouco inóspita, muito desabrigada... E tem estado imenso nevoeiro! Sol no interior, mas nevoeiro cerrado na costa. E menos 10ºC, acreditas? Ontem estavam lá 19,5º ao fim da tarde, ao passo que em Braga marcava 27º.
      Beijinho

      Eliminar
  8. Ese paisaje de rocas y mar, tiene algo que atrae. Y posiblemente sea la trampa que a muchos ha cautivado y encontrado allí mismo, la desgracia. Beso o no tus acuarela es preciosa. Me encantan esos colores y esa olas... Te felicito.
    La otra, una imagen menos idílica y más transformada por el hombre, pero es lo que tiene la playa y tú nos lo has querido enseñar.
    Un abrazo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo, Joshemari, disse tudo! É um encantamento perigoso o que estas praias rochosas exercem... Pessoalmente, não corro perigo, porque sou demasiado cobarde / preguiçosa para me fazer às ondas. :) E porque tenho obviamente consciência de que seria o meu fim, fraca nadadora que sou.
      Um abraço!

      Eliminar