8 de dezembro de 2016

CASARIO DE MIRAGAIA


Finalmente pintei o desenho da manhã do Encontro PoSk 7, que teve lugar há mais de um mês em Miragaia. Foi no dia 29 de Outubro, um sábado extemporaneamente quente para vésperas dos Santos. O plano do Encontro era desenharmos o ambiente em torno da Alfândega na parte da manhã, e à tarde o Museu dos Transportes, onde estava patente uma mostra dos carros presidenciais, que eu já mostrei aqui. E assim foi. Quando cheguei sentei-me logo ali, de costas para o enorme edifício da Alfândega, numa escadaria que dava para um pequeno largo de paleta variada e muita vida:



O desenho mostra um presépio de casas, tão desencontradas quanto harmoniosas na sua diversidade:






Uma curiosidade é que os turistas, que abundam por ali, paravam de vez em quando a observar-nos, fazendo perguntas ou, gentilmente, algum elogio. Este foi um desses momentos, apanhado ao longe pelo Abnose com o zoom do seu telemóvel, em que um simpático grupo se acercou para dar dois dedos de conversa:



E nota-se como estávamos todos deliciados ao sol daquele Verão de S. Martinho antecipado...

18 comentários:

  1. Perfeito! Composição, cores, sombras...
    Lembro-me perfeitamente de estar na esplanada, olhar para a escadaria e ver esta imagem da multidão de turistas a espreitar por cima do teu ombro. Boas razões tinham eles!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Multidão não seria 😉, mas vejo que os teus olhos têm o "manto diáfano da fantasia", que se agradece aos amigos na razão inversa da "nudez cruel da verdade".

      Eliminar
  2. Belo conjunto. Gostos das cores e dos detalhes. E o "making of" com a artista e seus admiradores. As pessoas ficam deliciadas a ver alguém desenhar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Henrique! É verdade que algumas pessoas ficam deliciadas, mas olha que já vi muitas outras um pouco sem jeito, esquivas, a tentar fingir que não olham, talvez com medo de se intrometerem ou incomodarem (ou então, sejamos realistas - e falo por mim - por acharem confrangedores os meus esforços).

      Eliminar
  3. Este casario está lindíssimo, fiel e vibrante, como sempre! Nada como desenhar ao sol na rua, assim longe do Verão, não é?
    (Miú, respondo-te aqui à pergunta que me fizeste sobre o "Desenhar Contigo", para não estar a falar muito disto no meu blogue, ok? Prefiro que passe mais despercebido e seja percepcionado como um atelier para crianas, "ponto". É um projecto que desenvolvo no Serviço de Pediatria do Instituto Português de Oncologia, em que desenho com as crianças à 6ª feira, na intenção de os ajudar a passar o tempo infinito que ali têm que estar, de lhes criar o gosto pelo diário gráfico, de proporcionar um espaço de expressão, de criatividade, de criar alguma dinâmica também com pais...enfim...ideias, que gostaria muito que fossem boas :) E obrigada por perguntares!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, querida Teresa, pelas palavras gentis.
      (E mais te agradeço ainda pela partilha do teu projecto - um projecto tocante, terno, imenso na sua humanidade e na sua coragem. Bem hajas por existires, trazendo um bálsamo e um incentivo real aos que menos merecem sofrer!)

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Obrigada, obrigada, Paulo!
      E um abraço para os Açores!

      Eliminar
  5. Tão bonito Miú, só agora estou a ver no ecrã grande :D! Adoro a composição e o colorido, perfeito!

    ResponderEliminar
  6. Soberbo! Não me caso de olhar para este desenho. É verdadeiramente inspirador, mas sobretudo fantástico de tal forma que depois de o ter visto no blog dos USKP, ainda venho ao teu Blog a estas horas para o ver melhor e comentar novamente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito simpático da tua parte fazeres isso, caro João; fico-te grata. E fico sobretudo muito feliz por teres gostado. É muito importante sentirmos que este nosso passatempo não produz apenas umas rabiscadelas sem préstimo, mas às vezes um desenho ou outro mais interessante! 😊
      Um abraço amigo

      Eliminar
  7. Parabéns! Que prazer ver a evolução dos teus desenhos (na minha modesta opinião)!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ena, Hugo, obrigada pela visita!
      E que prazer o meu em receber um elogio teu, um mega-ultra-alfa desenhador!

      Eliminar
  8. Toda esa sensación de diferentes planos y niveles de la composición, están dibujados de maravilla.
    Veo perfectamente desde donde hiciste este dibujo y esa baranda que tienes en primer término, ya te indica que hay una escalera. Hiciste bien en suprimir los peldaños (escalones). Te felicito.
    Un abrazo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Joshemari! Tentei não sobrecarregar o desenho deixando a escada por definir, sim, pois já tinha muita informação.
      Um abraço amigo!

      Eliminar
  9. Esta desenho e muito lindo. Eu gusto as colores!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dank je wel, Rene. Blij dat je het leuk vindt!

      Muito obrigada, Rene. Fico contente que goste!

      Eliminar