25 de março de 2017

EM LIVRO


Pois é, já tenho cadastro no que toca à falta de consciência ecológica. Não contente com a minha existência virtual, eis que publico em papel:



Mas trata-se de um belo livro, daqueles pequenos no tamanho mas grandes no prazer que dão aos olhos. (Não no caso acima forçosamente 😊!) É todo ele sobre Portugal, de norte a sul e de este a oeste. A editora é a Zest. E a capa é assim:


O lançamento do livro mereceu ampla cobertura mediática 😉:
  • O DN dedicou-lhe um belo artigo de fundo, que pode ler-se aqui.
  • E a TimeOut também. Vejam aqui.
  • Last but not least, tivemos direito a aparição televisiva! Ora espreitem aqui.
O meu modesto contributo foi...
...de dois desenhos. O primeiro vem na página 54, onde aparece a Avenida Central de Braga, com o Banco de Portugal (edifício do Moura Coutinho, que publiquei inicialmente aqui):



O segundo vem na página 147, onde surge o Hotel Palácio Estoril (ver também aqui, no blogue dos USk, onde aparece com as cores mais fiéis ao original):



É engraçado como, em plena era digital, a versão impressa – palpável e tangível – continua a exercer um fascínio que no ecrã do computador se perde. Folhear um livro, sopesá-lo, cheirar as folhas de papel, passar as páginas para a frente a para trás (e não para cima e para baixo), é talvez uma prática com os dias contados. Mas enquanto existir, nós gostamos...

24 comentários:

  1. que lindo , Miú. Eu sou obcecada por desenho (infelizmente não tenho habilidade), e vou procurar esta publicação. muitos parabéns.
    beijinhos e um bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficaria muito orgulhosa se passasse a habitar a tua estante, ainda que discretamente, no meio de todos os outros. (São 80 desenhadores, eheh!)
      Muito obrigada, Mia, e um grande beijinho!

      Eliminar
  2. Parabéns Miú! Fico muito feliz por ti e não descanso enquanto não o folhear...bjinho grande.

    ResponderEliminar
  3. M'encanta de perdrem una estona mirant i gaudint dels teu dibuixos tan encisadors que em transmeten un estat d'ànims que conforta la meva ànima. Moltes FELICITATS i m'encanta d'haver-te trobat a tu i les teves obres d'art. Gràcies per compartir-ho amb nosaltres. A Catalunya tens més d'un fan !!!!

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. (Respondo em versão bilingue 😊)
      Les seves paraules em fan feliç, Jordi. Aconseguir que els meus dissenys simples tenen un efecte positiu en els altres és una gran satisfacció, però confesso que mai he tingut aquesta demanda. Una abraçada amistós de Portugal a Catalunya!

      As suas palavras deixam-me feliz, Jordi. Conseguir que os meus simples desenhos tenham um efeito tão positivo nos outros é motivo de grande satisfação, mas confesso que nunca tive tal pretensão. Um abraço amigo de Portugal para a Catalunha!

      Eliminar
  4. Míu,muitos Parabéns! Que bonitos os teus contributos para o livro! Comprei o livro para oferecer ao meu Pai e mal o vi... Agora estou desejosa de o ter "o meu" e saborear cada página!Grande beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva, Ana Isabel, que prazer ver-te por aqui!
      Adoro que estejamos juntas neste livro, como no que aí vem também!
      Vemo-nos este sábado, na Lello.
      Um grande beijinho

      Eliminar
  5. Ficaram muito bem, parabéns ;) Planta uma árvore para te sentires melhor!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como já te disse no FB, já possuo várias árvores da minha "autoria", eheheh! Tivesse eu mais terra minha onde as plantar... Não há coisa mais bonita.
      Obrigada, Suzana!

      Eliminar
  6. Te felicito de corazón porque has sido escogida para tan interesante libro de los sketchers de Portugal. Te lo merecías desde hacía tiempo. Me encantan tus dibujos y me alegro profundamente que hayas sido partícipe en este libro. Intentaré comprarlo. Quiero guardar un recuerdo tuyo.
    Felicidades.
    Un fuerte abrazo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitíssimo obrigada, Joshemari, sempre, pela amizade e pelo incentivo! Feliz fico eu em poder guardar aqui estas palavras tão carinhosas.
      Um grande abraço

      Eliminar
  7. Respostas
    1. Muito obrigada, Paulo! Mas devias ter enviado desenhos teus dos Açores! Fazes lá falta!

      Eliminar
  8. E belas memórias que o HotelPalácio do Estoril me trás... tão perto da casa de Verão da minha avó! Parabéns pelos desenhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que belo sítio para se ter casa dos avós, Teresa! 😊
      Adoro o Estoril e, claro, o Hotel Palácio é uma maravilha.
      Muito obrigada pela visita tão gentil!

      Eliminar
  9. Mais uma vez, parabéms Miu! Colega e amiga que prazer ver os teus sketches...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem-vindo, José! O prazer é todo meu – pela visita (que espero se repita) e pelas palavras amigas, que retribuo na íntegra. Desde aquele gato fantástico do cabeçalho dos USK que tenho seguido esses lindos desenhos e aguarelas!

      Eliminar
  10. Muitos Parabéns Miu! Super merecidos. Por coincidência hoje estive com este livro na mão numa livraria Bertrand. Não consegui folheá-lo porque estava protegido com plástico. Mas lembrei-me logo dos desenhos que venho aqui espreitar. Não sabia mas devia ter desconfiado ... Os desenhos são lindos! Muitos Parabéns! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto tanto que gostes, Paula!
      Muito obrigada e um grande beijinho

      Eliminar
  11. Voltei. Na Bertrand? Hummm, e vou ter o privilégio de ter o teu autógrafo na primeira pessoa,ao vivo e a cores, essa é que é essa!!!!!!!!!

    ResponderEliminar