5 de março de 2017

NO MIRADOURO DA VITÓRIA


Mais uma vez me dei conta de como desconhecemos o que nos está mais próximo. Refiro-me a lugares, se bem que as pessoas também possam ser exemplo disso. Nunca em toda a minha vida tinha descido a Rua de S. Bento da Vitória, em pleno coração do Porto, que desemboca no miradouro homónimo (propriedade privada mas aberta ao público – até quando, é caso para apreensão). Fi-lo num sábado, dia 25 de Fevereiro, uma manhã radiosa em que os PoSk tiveram o 12º Encontro. A vista é assombrosa, e mais assombrada estava eu por nunca ali ter ido. A aguarela, pintada depois em casa, ficou assim:


Sentada no meu banquinho de pescador, rabisquei no local a Sé, o Palácio Episcopal, a Igreja dos Grilos e a Ponte D. Luís:


Sob um sol dir-se-ia de Verão, tive de me pôr em manga curta, com o casaco de malha ridiculamente pousado sobre a cabeça a fazer as vezes de chapéu, enquanto as hordas de turistas iam e vinham. No fim da manhã, tirámos todos sorridentes a fotografia de grupo, cortesia do António Osório:




12 comentários:

  1. Respostas
    1. Fico feliz que tenhas gostado, João, mas o mérito é da paisagem, que é de facto deslumbrante! :)

      Eliminar
  2. Miradouro da Bataria da Vitória, junto à antiga judiaria, dizimada na sequência do édito de expulsão de D. Manuel I. Ainda por lá deve estar uma placa evocativa.

    P.S. Não vejo o casaco de malha a fazer de chapéu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não vi essa placa, mas é possível que lá esteja, sim.

      E quanto ao casaco, ahahahah, é claro que o tirei para a fotografia! Faço por anular essa minha "persona" apalhaçada perante máquinas fotográficas.

      Eliminar
  3. Já vi e comentei lá no face-coiso:)
    Mas tivemos de ver novamente:):) Bjinhos saudosos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois foi, Manelita, comentaste a dobrar! Atenção e generosidade em dose dupla, também! Muito obrigada.
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Gosto muito do desenho. Mas gosto também muito do texto à volta do desenho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva, Teresa, que gosto vê-la por aqui!
      E muito obrigada pelas palavras de incentivo.
      Um abraço

      Eliminar
  5. Está muito giro!!! Gosto daquelas paredes inacabadas só com mancha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que engraçado dizeres isso, Suzana. Também é disso que mais gostei, sabes? As manchas (que até deviam ter sido mais escorridas) retiram rigidez ao desenho e dão-lhe verticalidade. Surgiram por acaso, no final, quando a aguarela dentro das linhas me deixou insatisfeita.

      Eliminar
  6. Miú, qué maravilla de panorámica y muy bien pintado, con los colores justos, sin excederte! Es fantástico. Los tonos azules en fachadas a la sombra y rojo en los tejados, le proporcionan profundidad al dibujo y evita que quede plano. Me gusta mucho cómo te ha quedado. Eres una gran dibujante. Me alegro de que salgáis con regularidad. Es la manera de aprender disfrutando contigo misma y con un buen grupo. Felicidades.
    Un abrazo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Joshemari! Quando estava fazer este desenho não estava com fé nenhuma no resultado, mas depois de o pintar acabei por gostar... Coisas! ;)
      E tem toda a razão: é muito agradável desenhar em conjunto nestas saídas em grupo. Quando estou sozinha não tenho muita "lata" para me pôr a fazer desenhos em público...
      Um abraço amigo

      Eliminar