25 de junho de 2018

PUNTA DELLA DOGANA


Fiz este último desenho de Veneza a partir do embarcadouro do "vaporetto", ao lado da Praça de S. Marcos, onde cheguei depois de percorrer toda a extensão do Gran Canale. É na "Punta della Dogana" — ou, em tradução literal, "Ponto Alfandegário" — que desemboca o Gran Canale, fundindo-se com o Canale della Giudecca. Em primeiro plano, mesmo no vértice, está o edifício que em tempos foi da alfândega e é hoje um museu de arte contemporânea. A enorme abóbada que se vê mais à direita, e a que eu aqui dei uns tons um pouco caprichosos, é a da "Basilica di Santa Maria della Salute". Trata-se de uma das igrejas mais emblemáticas de Veneza, que celebra a libertação da cidade da peste de 1630 pela Virgem Maria:



Com o seu formato triangular, dir-se-ia que a "Punta della Dogana" é a proa de um navio que sulca os mares...


... E, ao leme, está uma figura feminina — Fortuna — em forma de catavento, assente sobre uma esfera de bronze. Aqui deixo uma imagem da escultura, de Bernardo Falconi, ao lado da minha versão miniaturizada:


6 comentários:

  1. Miú, acho delicioso este desenho e deliciosa a descrição. Que interessantes estes pormenores históricos! Não conhecia esta igreja nem este local, pois confesso que nunca estive em Veneza. Obrigada por nos trazer estas maravilhas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Obrigada eu, Teresinha!
      Tem de organizar uma visita a Veneza. Asseguro-lhe que não ficará decepcionada. Tenho estado por muitos lados, mas asseguro-lhe que poucos me inspiram como este!

      Eliminar
  2. Um desenho dificil muito bem resolvido! Parabéns:)

    ResponderEliminar