19 de fevereiro de 2019

CERVEIRA INTRAMUROS (I)


Os meus segundo e terceiro desenhos no Encontro USkPN em Vila Nova de Cerveira foram feitos de pé, algo raro em mim, e dentro das muralhas. Dantes, funcionava ali uma adorável Pousada de Portugal, com os quartos nas casinhas recuperadas, cada qual independente ou quase, com porta a dar para as ruas da citadela, e as zonas comuns na casa grande -- a Casa dos Governadores. Foi esta que eu apanhei neste desenho, com a muralha à esquerda, a Igreja da Misericórdia no enfiamento da rua e a montanha ao fundo:

Em 2008 a Pousada fechou, estando agora todas as instalações devolutas, mas felizmente em bom estado de conservação:


Não deixa, no entanto, de pairar sobre toda a zona do castelo uma atmosfera nostálgica. E o tempo, cinzento e sempre a ameaçar chuva, não ajudou nada naquele dia...

6 comentários:

  1. Já fiquei nessa pousada, no início dos anos 90. Era uma Pousada Histórica, claro, de um conforto imenso e comida excelente. Que saudades! Nem sabia que tinha fechado. O desenho ficou muito bem, Miú, parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A pousada esteve aberta desde 1982 até, como digo, 2008. Foi uma pena, sim. E temo pelo futuro de todas aquelas dependências vazias...
      Obrigada, Teresinha!

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Como?... Ora essa, António Luís, então porquê?
      Um abraço para os Açores!

      Eliminar
    2. Vou deixar de comentar porque a adjetivação disponível é escassa e não me quero repetir... ;-) Gosto do seu traço!
      O "E é isto" é a minha rendição como observador.
      Um abraço da Madeira (terra emprestada).
      AL

      Eliminar
    3. Era o que faltava, um escritor ficar falho de adjetivos, eheh!
      Que não seja por isso, António Luís, comente outra coisa qualquer, dê uma tossidela, sei lá, diga que está feio (e às vezes até está!). Gosto muito de ler os seus comentários, sejam de exaustão, cansaço, ou de mera simpatia! :)

      Quanto à minha gaffe, que patetice, céus! Falhei o arquipélago por umas boas milhas náuticas -- e umas ainda mais gordas medidas de carácter e natureza! My apologies.

      Eliminar