3 de fevereiro de 2019

IGREJA DOS CLÉRIGOS AO SOM TECHNO


Na semana passada fui desenhar para a Baixa. Dia de sol, bonito mas muito frio. Junto aos Clérigos, encostei-me à porta de uma loja em obras, da qual saía um chinfrim de música enlatada. A cada dez minutos aparecia um trolha diferente a assobiar e a palitar os dentes. Faziam-se de desentendidos enquanto davam uma espreitadela à rua, às raparigas que passavam, ou ao meu desenho. A igreja, vista daquele ângulo, é imponente, quase esmagadora. Ao tentar desenhá-la saiu-me uma perspectiva em pirâmide bastante, digamos, discotequeira. Mas o Nasoni perdoou-me, eu sei, pois vi-o por ali também a bater o pé.


No local, foi um desafio não me perder pelos caprichos da belíssima fachada barroca -- que, com deslizes e patinagens mais ou menos artísticas, lá saiu em meia hora:


Gosto da liberdade destes traços gatafunhados, embora os tente pouco (lembro-me desta outra igreja, também desenhada assim, ou desta também...). Tenho de gatafunhar mais vezes. :)

8 comentários:

  1. Cumprimento-a pelo desenho deste ex-libris da minha cidade.

    A igreja e a torre dos Clérigos são a obra documentada mais antiga de Nicolau Nasoni, tendo sido iniciada em 1732 e terminada por volta de 1750, embora vários elementos decorativos no seu interior tenham sido acrescentados mais tarde. É também a obra do célebre arquitecto toscano de que maior projecção gozou, devido, em grande medida, ao impacto do conjunto (a torre tem 75 metros de altura), à sua complexidade barroca e à estranheza das formas, com o corpo em invulgar formato oval.

    Apesar de distorcido, este desenho mostra bem a monumentalidade da fachada. Obrigado por mais este contributo para honrar as belezas arquitectónicas do Porto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Carlos, pela informação útil e circunstanciada! :)
      Já não o via por aqui há algum tempo. Bem-vindo de volta!

      Eliminar
  2. Respostas
    1. E estava frio mesmo, Ana! Daí talvez a pressa do desenho, o que por vezes até é uma vantagem... ;)
      Muito obrigada.

      Eliminar
  3. ahahah, o Nasoni, se ouvisse a Techno dos trolhas, até dava voltas na tumba !!

    adoro o desenho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Nasoni está desactualizado musicalmente, temos de admitir. :)

      Eliminar
  4. Imponente! Minha querida Miu, dei por mim a perder imensos desenhos teus... mas já me redimi e vi tudo o que publicaste neste novo ano. E claro, também dei por mim a gostar, e a mostrar ao cônjuge que também emitiu parecer muitooo favorável. Mil beijinhos nossos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, Manelinha, estava a estranha a tua ausência tão prolongada... :)
      Muito obrigada e outros tantos beijinhos meus!

      Eliminar