1 de maio de 2015

PONTO DE FUGA


Sentada à sombra numa das muitas esplanadas do centro histórico de Braga, tive tempo de sobra para captar a perspectiva afunilada dos prédios antigos que se situam no enfiamento do Arco da Porta Nova. Trata-se de uma rua pedonal, a D. Diogo de Sousa, muito bem conservada, com algum comércio tradicional e muitos cafés. O desenho tinha muita informação, mas optei por só a detalhar um pouco mais no primeiro plano. Depois de alguns avanços e recuos (leia-se, vários erros e rasuras), acabei por gostar do meu esboço, com linhas rectas e limpas:


A cor veio depois em casa. Do lado esquerdo, muitas varandas - algumas floridas! Do lado direito, sacadas com grades de ferro trabalhado:


Ao fundo, as portas da cidade, e em primeiro plano um lojista, de mãos atrás das costas (ficou um pouco marreco, mas paciência):


Manchas de sombra no chão e de azul no céu e...


Pronta! Eis a minha aguarela de uma tarde de sol em plena Primavera:


6 comentários:

  1. Olá Miu, vou passando por aqui e é sempre com muita curiosidade que vou observando estas aguarelas. São muito harmoniosas tanto em termos dos "volumes" (não sei se é assim que se diz) como da escolha das cores. E o facto de poder conhecer parte do processo de criação também é muito interessante.
    Esta é uma das minhas favoritas! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito bom saber que as aguarelas vão agradando! :)
      E os teus desenhos, Paula, como vão? Continuas a desenhar vestuário?
      Tenho visto mais é fotografias no teu blogue - e lindas, por sinal! Acho que boas fotografias são meio caminho andado para bons desenhos.

      Eliminar
    2. Continuo com os meus desenhos de modelos Miú. E por ter noção das dificuldades que sinto cada vez aprecio mais e dou valor ao que vejo aqui.
      Ultimamente tem sido uma grande frustração porque nas aulas que estou a ter estamos a desenhar o corpo humano a partir de poses que são sempre de poucos minutos. Confesso que é difícil para mim e não consigo desenhar tanto como gostaria.
      Acho que tens muito talento e gosto muito de ver os teus trabalhos.

      Eliminar
    3. Ui, isso deve ser dificílimo, Paula. O corpo humano é muito complexo, e para captar a expressão e a figura ser reconhecível é fundamental haver tempo.
      Bons progressos!
      E obrigadíssima mais uma vez. :)

      Eliminar
  2. Fantástica! Não é que conseguiste mesmo captar tudo?!
    Parabéns!
    Manuela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, Manela, tudo tudo não; houve coisas em que fiz batota. ;)

      Eliminar