12 de fevereiro de 2016

A PRIMEIRA CIDADE DO ALFABETO


Se não o é, perfila-se como boa candidata, já que começa não só com um "a" mas com dois. Aarhus - que se pronuncia "Orruss" - é a segunda maior cidade da Dinamarca, e no entanto é uma localidade sossegada e clean, com um rio domesticado e uma agradável zona de cafés e restaurantes nas suas margens. É justamente essa zona, por onde deambulei numa escapadela do congresso, que este desenho evoca:
Se no último "post" saímos da cidade e fomos ao castelo, desta vez mostro Aarhus downtown. Não se pode dizer que seja uma paisagem urbana marcante ou que cause muito entusiasmo. A paleta é incaracterística, os prédios muitas vezes banais e, no final de Agosto, as esplanadas já têm os aquecedores ligados. Mas não se vê pobreza nem degradação e tudo funciona sem problemas. É a cara e a coroa dos países nórdicos.

6 comentários:

  1. Será um bom desafio. Qual será a cidade "B"?
    Gosto do detalhe do relógio no edifício.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A cidade B podia ser Barcelona, ou Bristol, ou Budapeste, onde já estive mas que ainda não desenhei - ou então Bolonha, ou Braga, que já foram vítimas minhas (mais do que uma vez), eheh. Mas a verdade, Henrique, é que este périplo de memória é puramente aleatório. O critério não é nem alfabético, nem cronológico, nem outra coisa qualquer. É apenas para onde me dá virar-me. :)

      Eliminar
  2. Temos vindo a adiar as viagens aos países nórdicos , mas espero um dia poder conhecer alguns.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também a mim ainda me faltam dois: não conheço a Suécia nem a Noruega. Acho sempre que são tristonhos e frios, mesmo no Verão, mas dizem-me que não é forçosamente assim!
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Pois sim Miu, Braga podia muito bem ser a segunda cidade do alfabeto...Mas divagações a parte,o certo é que é impossível não gostar do teu trabalho! Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Braga tem sido uma vítima preferencial - e circunstancial, claro, estando aqui tão à mão, eheh.
      Obrigada, Manelinha, e um beijinho

      Eliminar