8 de maio de 2016

PAREDES BRANCAS DE ARZILA


Acabadas as chuvas de Abril, parece que voltámos ao dilúvio. Com licença, vou ali a Marrocos apanhar sol e já volto. Uma das coisas boas destas viagens pelo meu álbum de recordações é que sou dona do tempo - tanto na vertente meteorológica como cronológica. E também sou senhora do espaço. Controlo as deslocações aéreas e evito as enchentes nos aeroportos; vou onde quero no momento em que quero! E sem atrasos, nem filas de passaporte, nem controlos alfandegários... Pois bem, onde me apetece voltar hoje? Pode ser ali ao sul, passando o ferry para África. Ora vejam a beleza deste branco contra o azul do mar (bem, a beleza vê-se ao vivo; aqui está bastante adulterada, mas adiante):



São as muralhas de Arzila, 40 km a sul de Tânger, construídas pelos portugueses durante a primeira ocupação (1570-1650). A minha "ocupação" de Arzila, para sorte dos marroquinos, durou bastante menos (uma tarde) e foi em 2009:


6 comentários:

  1. Conheço Arzila, conheço Tânger e acho que a aguarela ficou muito bem, cheia de luz. A fotografia também está linda, essa porta azul-turquesa merecia uma pintura.
    (Aqui mais a sul não estamos com dilúvio, até tivemos sol.)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Margarida, a porta merecia uma aguarela. Já tive vontade de começar uma série sobre portas, sabes? Hei-de tentar um dia destes.
      (Quanto ao sol aí de baixo, por favor não me provoques, eheh!)

      Eliminar
  2. Pero mi niña bonita, qué dibujos tan claros y bien hechos que nos enseñas? Es precioso! Me recuerda un poco al que dibujé hace unos días en Peñíscola. Mucho mejor el tuyo!
    Cuantos paisajes bonitos hay en todos los rincones? Me encantaría visitarlos!! Y, esas paredes tan blancas que hacen tan hermosa a la que se exhibe delante... oh!!!
    Bueno, con tus excelentes dibujos los estoy visitando...
    Un fuerte abrazo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Siempre un caballero, Joshemari!
      Sim, há tantos sítios que mereciam ser visitados - e desenhados! Tivéssemos nós oportunidade.
      Não, o teu desenho de Peñiscola é de alguém que desenha a vida toda. O meu é meramente um esboço.
      Muito obrigada e um abraço!

      Eliminar
  3. Gosto destas viagens quando lá fora cai uma chuvada... de Maio.
    Gosto muito do desenho e da cor da porta da foto. Já passei por Arzila e outras cidades marroquinas e gosto muito desse azul com o branco das paredes. É um país muito luminoso. Falta só a côr da areia do deserto que também é bem bonita. Pintei o corredor da minha casa com a côr dessa porta da foto e juntei-lhe uma janela de ferro forjado. Fica o cenário marroquino instalado em casa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, Henrique, importaste um pedaço do Norte de África para o teu corredor! Podias desenhá-lo - que tal? Só nos tens mostrado desenhos de casas vistas por fora, mas por dentro não.
      (Ah, então também chove aí por baixo? Aqui em Braga já chove há exactamente uma semana, ininterruptamente; abertas, só no sábado e na segunda, e muito breves. E hoje tivemos de voltar a ligar o aquecimento!!! Estamos todos, oficialmente, em modo "neura"...)
      Um abraço

      Eliminar