1 de junho de 2016

VARANDA COM VISTA SOBRE A CIDADE


E neste primeiro dia de Junho, finalmente de sol, venho recordar Atenas. As Cariátides foram para mim a coisa mais bonita da Acrópole. O termo "cariátides", em rigor etimológico, significa "raparigas de Cariai", uma cidade do Peloponeso onde as festividades em honra da deusa Artemisa envolviam danças das jovens mulheres com cestos de juncos à cabeça. Em termos arquitectónicos "cariátides" são, pois, colunas esculpidas em forma de jovem mulher. Na Acrópole, elas surgem no templo de Erecteion, em número de seis, voltadas para o vale em poses majestosas e seráficas. Tentei captá-las num desenho:


Estive em Atenas pela primeira vez em 2005, no mês de Outubro, em trabalho. Foi uma sorte o calor mais tórrido do Verão estar ultrapassado. No Outono as temperaturas estavam já amenas e consegui subir à Acrópole sem destilar:


Mas não se iludam: as beldades de pedra atrás de mim são apenas réplicas. As originais tiveram de ser removidas em 1978 para escaparem à erosão e à poluição, estando agora expostas no Museu da Acrópole. Todas  excepto uma, que um explorador inglês "subtraiu" em 1810 e que figura hoje no Museu Britânico.

12 comentários:

  1. Crê-se terem sido esculpidas por Alcamenes, aluno de um dos maiores artistas da época, Fídias. Bela estatuária, com efeito. E belo desenho, com muita profundidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelos dados adicionais, Carlos, e pelo simpático comentário.

      Eliminar
  2. Olá Miú, antes demais deixe-me dizer-lhe que a acho muito bonita :-)
    Atenas deve ser um sítio deveras interessante com esses pormenores todos. O meu conhecimento in loco é bastante reduzido, adorava viajar mais do que consigo. Mas sempre que possível viajo virtualmente ou pelos documentários e gosto de saber desses detalhes particulares das mais diversas regiões. O seu desenho está muito bonito, a paisagem com aquela sensação de profundidade ficou mesmo gira :-)
    Ah, quanto ao seu comentário no outro dia, sabe que eu só faço de apoio de bastidores, o meu marido é que é o betetista, mas tenho gostado pois também me permite passear e conhecer mais cá dentro do nosso rectângulo, coisa que tanto adoro. Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bonita? Diga mais, Joana, diga, estou a ouvir... :) Cada vez mais me sabem melhor esses elogios, eheheh!
      Viajar é bom, ninguém pode negá-lo, mas também tem muitos contratempos e aborrecimentos. Eu tive a sorte de ter estado em muitos lados, mas olhe que também passei MUITA seca em muitos sítios: aeroportos, atrasos, malas perdidas, sítios frios, sítios quentes, roupa mal escolhida, noites mal dormidas, refeições mal servidas, muito cansaço... Em suma, muita coisa para esquecer. :)
      Quanto ao marido baterista, acho que se enganou, Joana, não fui que comentei coisa alguma. Nem fazia ideia! Mas acho óptimo um músico como companheiro, e a Joana como "groupie"!
      Um beijinho!

      Eliminar
    2. ahahahha Miú, o que eu me ri com o seu comentário :-) Acima não disse baterista, mas sim betetista (ciclista de btt) mas pensando bem seria interessante e rockeiro ter um marido que dominasse uma bateria.
      Quanto ao comentário, não estou enganada Miú, vá espreitar (http://acomidadavizinha.blogspot.pt/2016/05/fora-da-cozinha-8.html)... Os mal entendidos são assim, mas valeu pelas gargalhadas que me fez dar :-) Beijinhos

      Eliminar
    3. Eh pá, agora quem se riu fui eu! Pois, é o que faz eu não andar a par da acronímia "radical". Com que então "betetista", de BTT, bicicleta todo-o-terreno? Pois, pois, e eu a pensar que era uma gralha, eheheh! Aliás, se tentar escrever "betetista" o corrector muda logo para "baterista". Bem, a Joana pode não ser uma "groupie" musical, mas é de certeza uma "groupie" com pedalada. :) Bons quilómetros!

      Eliminar
  3. Miú, un dibujo fantástico y una descripción muy interesante. Me encantan tus dibujos. Esos pilares (columnas) en forma de mujeres y la vista de la ciudad están muy bien dibujados. La fotografía muestra mucha belleza...
    Voy un poco atrasado en comentarios anteriores: Los de del Sketchcrawl del otro día, también. Un grupo numeroso y supongo que pasasteis un buen día. Me gusta tu forma de dibujar. Muy claros, precisos y colores justos. Están muy bien, los dos. Eres una artista!!!
    Y el dibujo del coche, genial! Y la fotografía del Volvo y familia: precioso!
    He llevado unos días bastante ocupados y no llego a todo lo que me gustaría, pero sí veo tus dibujos y otros blogs.
    Un fuerte abrazo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Joshemari, notei que anda um pouco mais ausente, mas é impossível de outra forma. Como podemos estar em todo o lado ao mesmo tempo? Irrealista.
      Muito obrigada por todos os "hallagos"! A admiração é mútua, mas no só meu caso justificada. ;)
      Um grande abraço

      Eliminar
  4. Uma bela aguarela de um ícone de Atenas. Estive lá em Novembro de 2006 e na altura soube que as estátuas eram réplicas, mas agora fiquei a conhecer o significado delas por este blog. Fiquei muito desiludido pelo templo de Zeus, mas adorei ver o estádio da 1ª Olimpíada de 1896. Também não apanhei o calor, mas apanhei uma tempestade no regresso de Hydra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também estive lá em 2006, Henrique, mas no Verão, com a família. E que calor!!!!! Mas foi uma das viagens que melhores recordações me deixaram.

      Eliminar
  5. Miú, lembro-me tão bem da viagem que aí fizemos. Adoro o desenho, bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A nossa viagem foi no ano seguinte, Miú. Sim, tantas recordações! :)
      Bj

      Eliminar