2 de outubro de 2016

INTERIOR MONACAL


A Pousada do Convento de Arraiolos, de que já falei aqui, é das mais bonitas que conheço, de entre as pousadas históricas de Portugal – e olhem que já fui a umas tantas, fã que sou deste tipo de turismo mais recolhido e contemplativo. Fiz este desenho numa das zonas de estar, adjacente ao restaurante. Os tectos abobadados e a decoração despojada tornam o espaço muito repousante, ao mesmo tempo acolhedor e fresco:


Com um gato aqui e outro acolá, lá fui dando conta do mobiliário esparso: um sofá às riscas, um cadeirão de verga, um contador antigo, um quadro abstracto na parede. E um lindo medalhão em baixo-relevo junto ao tecto:


Lá fora, quarenta e muitos graus. Aqui dentro, frescura, silêncio e paz... Foi em Agosto.

8 comentários:

  1. Gosto muito deste!
    Parece que pode acontecer qualquer coisa quebrando a quietude...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto dessa leitura! Uma porta entreaberta é sempre o prenúncio de uma chegada – ou de uma partida. Uma mudança, em todo o caso. ;)

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Maravilhosos são sempre os teus comentários de encorajamento, querida Manela!
      Bjs

      Eliminar
  3. Estos lugares tranquilos como son los conventos, claustros, monasterios etc, son un remanso de paz y recogimiento. Precisamente este fin de semana próximo, voy con un grupo de dibujantes en cuaderno, al Monasterio de Veruela (míralo por internet)un lugar tranquilo y apacible.
    Miú, dibujas muy bien. Me gusta. Eres arquitecta? O diseñadora?
    Un fuerte abrazo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, adoro veranear (e "fim-de-semanear") em locais menos sobrelotados de gente e ruído, se bem que uma vez por outra também me agrade o movimento urbano das grandes capitais.
      Mosteiro de Veruela? Fui pesquisar e é lindo, que óptimo plano! E correu bem, Joshemari?
      Eu, arquitecta ou desenhadora? Quem me dera, eheh. Profissionalmente sou linguista, mas no que toca aos desenhos não passo de uma autodidacta.
      Um abraço amigo

      Eliminar
  4. O teu desenho transmite a calma e a tranquilidade do lugar. E "quem te dera ser desenhadora?" Então o que é tudo isto ???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheh, referia-me a ser desenhadora, digamos, profissional! Só faço desenhos por desporto, pelo que não posso jamais arvorar-me a esse epíteto.
      Mas obrigada, Teresa!

      Eliminar