10 de julho de 2017

DIRECTAMENTE DA TATE MODERN PARA MINHA CASA


Vejam a tela que tenho ali na entrada:


Sabem de quem é? Sim, é de um artista de renome internacional, que me deixou endividada até ao fim dos meus dias. Antes de aceitar apostas, avanço com a revelação da autoria, dando provas gráficas e circunstanciais abaixo:



É isso mesmo: sou eu a armar-me numa espécie de Mondrian oblíquo, ou num Mark Rothko diagonal – nunca nada menos! O exercício, algo custoso, já tem mais de um ano. Pinta que pinta, puxa que puxa... Os óleos que comprei, com base aquosa, eram de difícil diluição, pelo que a tinta depressa se tornava viscosa e a mancha teimosa. Mas em três horas lá ficou a masterpiece terminada (e o meu braço uma lástima). Dos sketches-miniatura que costumo fazer para uma tela deste tamanho vai uma distância enorme. É quase a mesma que separa o desenho figurativo in situ da pintura abstracta em estúdio. Mas foi uma brincadeira divertida.

E é só agora, quando finalmente tenho uma tela "a sério" no meu hall, que venho aqui mostrar, sem pudor nem pruridos, estes delírios passados de pintora wannabe caseira. A nova "tela a sério" foi comprada a um artista igualmente "a sério" – o nacional, "made in Portugal", meu muito admirado Martinho Dias – e mostro-a, orgulhosa, de seguida. Chama-se "Permanent Exhibition II" e retrata um conjunto de pessoas em atitude de visita a um museu ou galeria, a olhar, com indiferença e distanciamento, para uma cena (real) de desembarque de refugiados, que parece pairar sobre eles:



10 comentários:

  1. Respostas
    1. Gosta, José? O Picasso que há em mim fica todo ufano, eheheh!

      Eliminar
  2. É óptimo experimentar outras técnicas, revelam "outras dimensões" que enriquecem os habituais desenhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo, Luís. Apesar de eu ser muito "conservadora" em termos de sketching – sempre com linha a tinta e cor a aguarela – gosto de me atrever com outras coisas totalmente "out of the box". A minha sorte é que dentro das nossas casas mandamos... nós! 😊

      Eliminar
  3. eu a.d.o.r.o !!
    os tons neutros, as linhas geométricas, o impacto visual, tudo top!
    e a consola é linda !
    por mim não mudava nada, deixava assim .
    e quero um para mim ! LOL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, Luísa, é uma querida!
      Um para si? Por uma módica quantia faço-lhe um, sim, em... 3 horas, ahah!

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Muito obrigada, "Donna Gatta", e bem-vinda! 😊

      Eliminar
  5. Respostas
    1. Bom, sei que este não é o "nosso" estilo preferido, pois não, Joshemari? Mas às vezes sabe bem mudar.
      Outro abraço!

      Eliminar