25 de maio de 2020

BOA NOVA


Que melhor notícia poderia haver do que o retorno, ainda que parcial, à normalidade?

Para celebrar o desconfinamento, como se passou a dizer, depois de dois meses inteirinhos de casa forçada, lá veio um genuíno desenho à vista. E que vista! A Capela da Boa Nova, erguida sobre as rochas, mesmo junto ao mar, é uma pequena preciosidade. E a baía aos seus pés, num sábado cheio de sol, estava mesmo apetecível. 



No que me toca, ainda não foi desta que pus fato de banho, mas quero ver se aproveito este Maio que se pôs tão bonito.


7 comentários:

  1. Belo desenho de uma das mais belas capelas do distrito do Porto, mais concretamente de Leça da Palmeira.

    Foi fundada em 1392, mas crê-se que já anteriormente havia ali um outro templo, dedicado a S. Clemente das Penhas. Dái a Capela da Boa Nova ser também conhecida por Capela de São Clemente das Penhas. Pertencia a um eremitério de frades franciscanos que, devido às condições agrestes do local, aliás propícias aos votos de pobreza e e obediência que professavam, se mudaram para a Quinta da Conceição em 1478.

    A Capela da Boa Nova tem uma só nave, com um retábulo de talha de estilo joanino, com quatro colunas e três nichos, cada um com uma imagem. No nicho central está a imagem da Senhora da Boa Hora, feita em madeira policromada e a quem recorrem sobretudo os familiares dos navegantes a pedir o seu regresso. De cada um dos lados temos S. João Baptista, também em madeira policromada, e S. Clemente, imagem em pedra ançã policromada.

    Recomenda-se vivamente uma visita a este singelo templo, projetado sobre o mar revolto e ventoso, que os leceiros tanto estimam, como local de contemplação da natureza como obra divina.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó Carlos, o que seria de nós sem as suas doutas apresentações? :) Muito obrigada pela amável visita e por, mais uma vez, contextualizar tão bem o meu desenho.
      Um abraço

      Eliminar
  2. É sempre bom ver que os desenhos não param e que tudo está bem!
    Aqui mais a sul também vamos desconfinando lentamente, mas à procura de recantos pouco concorridos para desenhar!

    Beijinhos e bons desenhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, João, pela simpatia! Também eu tenho espreitado os seus desenhos LINDOS por várias paragens e sei que também está bem e com o talento intocado.
      Um abraço!

      Eliminar
  3. Saudades de ver os teus desenhos!! Imperdoável... Bom regresso à dita "normalidade"! Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Manela,
      Imperdoável é o meu silêncio e a minha falta de disponibilidade -- essa, sim, a minha triste "nova normalidade"! Mil desculpas!... Agora ando sempre a mil, e deixei de participar na blogosfera e outras redes como comentadora. Simplesmente tive de deixar. Mas continuo, de vez em quando, a espreitar... e a apoiar... mas à distância, como agora se faz!
      Um beijinho grande e até breve,
      Miú

      Eliminar
    2. Um beijinho grande à distância,e até breve!

      Eliminar