9 de junho de 2017

PASSARADA


Gosto de pássaros. Sou aquele tipo de pessoa que quando vai à feira pára nas tendas de periquitos, canários e quejandos com sorrisos de prazer. Sim, já sei, esses são pássaros enjaulados e isso é errado, condenável, blá-blá-blá. Ok, prendam-me também a mim como castigo, mas a verdade é que essa é a única maneira que tenho de os ver de perto. E acho-os adoráveis, com aquelas patinhas finas, o corpo vibrátil e os olhos muito vivos. Não sendo ornitóloga nem bird watcher, contento-me com isso e com ... desenhá-los! Deixo hoje aqui uma amostra ao acaso, de espécies não-relacionadas, unidas apenas na delicadeza do porte e na diversidade da cor:

Aquela bolinha amarela ali no meio é em honra dos meus dois canarinhos, que me acompanharam por longos anos em fases bem diferentes da minha vida. O nº 2, de nome Jacinto, andava solto dentro de casa, esvoaçando alegremente por aqui e por ali, mas não se afastando muito da gaiola. Nunca chegou a aprender as habilidades do Pimpim, o meu canário nº 1, que andava sobre o meu ombro e voava FORA de casa, voltando sozinho, todo contente, para a sua gaiola. 
     Acordo muitas vezes a ouvir o chilrear dos pássaros. Julgo que essa é até a definição habitual do despertar perfeito, não é? E sei, obviamente, que esse é o despertar perfeito para os pássaros – em liberdade. Mas, havendo tantos passarinhos à espera de ser adoptados e acarinhados, sem hipótese já de vida alternativa uma vez que foram criados em cativeiro, creio que vou reincidir. Não me batam, vá. 😇

10 comentários:

  1. Está descansada que não te batemos :), ou pelo menos eu falo por mim, pois também tenho um piriquito numa gaiola e entre estarem nas lojas com os neons em cima ou nas nossas casas com cuidados e atenções acho que não é pior para eles. Os desenhos estão lindos e o meu preferido é mesmo o "bolinha amarela" :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também acho as lojas de animais deprimentes! Então as jaulas de vidros dos cachorrinhos, enfim...
      Obrigada, Margarida, pelas palavras gentis.

      Eliminar
  2. Sei bem como é esse despertar perfeito, com o chilrear dos passarinhos!! Estão lindos estes desenhos! Quase que os consigo ver da minha varanda:)
    Beijinho grande.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois sabes, querida Manela, disso percebes tu! :)
      E olha que o tentilhão é um passarinho muito comum, e até o chapim, julgo, se pode encontrar por aqui.
      Beijinhos!

      Eliminar
  3. Muy bien Miú. Unos pajarillos muy hermosos y bien pintados. Felicidades.
    Un abrazo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muchas gracias, Joshemari!
      (Oh, porque é que o seu perfil agora está reservado? Dantes era aberto, não era? Assim, não remete para o blogue...)
      Um abraço amigo

      Eliminar
  4. Olá Miu,
    Seu desenho está lindo!!
    Os passaros são maravilhosos!! Na minha casa eles fazem vários ninhos pelas árvores no começo da Primavera!
    Beijos, Deus abençoe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada!
      Um jardim com pássaros é um jardim completo!
      Beijos para o Brasil

      Eliminar
  5. Tão bonitos, adoro o arco-íris!! Também tive sempre periquitos que andavam soltos pela casa, mas a façanha de voarem ao ar livre já não correu muito bem, bateram as asinhas e fizeram-se ao mundo :D! já para não falar na convivência com gatos, também não correu muito bem...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atenção, que o meu Pimpim esteve uma vez ausente 15 dias. QUINZE dias inteiros! Voou para longe numa dessas saídas, e já o tínhamos por falecido e enterrado (ou melhor, devorado por algum predador de maior porte), com muita baba e ranho meus à mistura, quando ele surgiu, magro e malcheiroso, a voar pela cozinha dentro e a pousar na cabeça da minha Mãe! Foi das maiores alegrias da minha infância...:)

      Quanto à convivência com a nossa Naná, o Jacinto sofreu muito stress até ao seu "passamento" há alguns meses, coitado. Mas agora tenho um papagaio, o Óscar, que é todo desempoeirado, e quem tem medo dele é a gata, ahahah! Hei-de fazer uma aguarela dele.
      Beijinhos para ti, Suzana.

      Eliminar