13 de março de 2017

BAGAS DE INVERNO


Não são de azevinho mas dir-se-ia que sim. E bem podiam servir para coroas de advento. Estas que tenho num canto do meu jardim mostram-se em todo o seu esplendor a partir de Novembro. Depois das chuvadas que tivemos em Janeiro e Fevereiro tive sorte em ainda encontrar algumas bagas intactas, batidas por este sol tão quente que temos tido em pleno inverno:



O nome não o sabia, mas depois de intensas buscas lá descobri: a planta, de folhas alongadas e bicudas, lanceoladas, que mudam de cor consoante a estação, passando do verde ao vermelho e ao acastanhado, chama-se "Nandina", também conhecida por Avenca do Japão ou Bambu Celeste. É um arbusto elegante e delicado, muito ornamental, de que sempre gostei muito, apesar da minha ignorância onomástica. Espero que vá dando mais umas boas estações de bagas, a pontuar de escarlate este pequeno quadrado verde, fragmento de natureza domesticada a que posso chamar meu:


10 comentários:

  1. Gosto muito dessa metade da folha em branco, dá realce ao desenho.
    É difícil fazer desenhos botânicos, costumam ficar kitsch, mas este saiu muito bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hesitei entre pôr essa parte da página em negro (ou na sombra, como se vê na fotografia) ou em branco. Ganhou a segunda hipótese, porque mais fácil. :)

      Mas achas mesmo que os desenhos botânicos tendem a ser pirosos, Luísa? Eu por acaso acho que há coisas giríssimas nessa categoria (quem me dera a mim é conseguir imitá-las!)

      Eliminar
  2. Parece al muérdago que se usa para adornar en Navidad, pero las hojas son muy verdes y pinchan. Al mismo tiempo el acebo también es planta utilizada en Navidades y los hay con fruta blanca y roja. Éste que has dibujado parece una especie de arbol con bayas rojas que podría llamarse "tejo" (en español).
    En fin, lo importante es que están muy bien dibujados. Pero no se te ocurra comerte esa bayas!!! Suelen ser venenosas!
    Un abrazo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que o "muérdago" espanhol é o "visco" português, ao passo que o "acebo" espanhol é o "azevinho" português. Mas isto é outra coisa, Joshemari. Como digo acima, o nome deste arbusto é "nandina", mas em termos técnicos (latinos?) diz-se "Nandina Domestica", da família "Berberidaceae".

      E tem toda a razão: as bagas são tóxicas. Pelos vistos há pássaros que morrem envenenados (acontece isso aos "waxwings", ou "picoteiros-americanos"), se bem que para os humanos seria preciso uma grande quantidade de bagas, eheh!

      O que eu não sabia é que esta espécie, de origem asiática, é considerada invasiva em certas zonas dos EUA, onde é tratada como uma peste. Quem diria?... Ainda mais a julgar pelo preço que cobram nos hortos por um pezinho. :)

      Um abraço para si, Joshemari!

      Eliminar
    2. Una interesantísima lección de botánica. Gracias Miú.

      Eliminar
    3. Discúlpame, Joshemari, si he sonado pedagógica; no ha sido esa mi intención! Pero vamos, si que me gusta mucho la botánica. 😊 Gracias por tu comprensión!

      Eliminar
  3. Gostava muito de dominar esta técnica, mas sou um autentico croquete.
    Está uma maravilha o desenho, Parabéns.
    Beijinho

    Susana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Susana, pela visita e pelo simpático comentário.

      Olha, um croquete sou eu em tudo o que tem a ver com crochet e tricot! Mas tu és uma autêntica artista. Parabéns!

      Beijinho da
      Miú

      Eliminar
  4. Que lindo desenho , fiquei maravilhada :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Carla, mas já fui espreitar e quem ficou maravilhada com os teus desenhos fui eu!
      Beijinhos!

      Eliminar