16 de janeiro de 2018

UMA CAPELA INSUSPEITA


Este sábado, dia de meteorologia temperamental, tivemos mais um Encontro PoSk (Porto Sketchers), desta vez na Rua dos Caldeireiros. Depois de um saboroso almoço (com uns filetes de polvo deliciosamente tenros), dirigimo-nos calmamente, rua abaixo, à procura do que apetecesse desenhar. Na verdade, apetecia tudo: a rua tem tanto de íngreme como de típica. De repente, à esquerda, surgiu o que parecia uma casa com um enorme oratório ao nível do primeiro andar. Era uma capela! Capela de Nª Senhora da Silva, dizia a placa, com oratório do séc. XVIII. Parámos logo ali, claro. O meu desenho, muito fracote e com erros crassos de perspectiva que tentei corrigir atabalhoadamente, ficou assim:


Quase no final da sessão de desenho, durante a qual o sol brilhou, um céu que de repente se pôs ameaçador desabou sobre nós com uma chuva gelada. Mas não há elementos que detenham os PoSk! Corajosamente, com guarda-chuvas e arrepios, ainda conseguimos tirar uma bela fotografia de grupo (por Abnose):


10 comentários:

  1. Nossa Senhora da Silva era a padroeira dos ferreiros que se organizavam em duas irmandades, a dos Ferreiros de Cima e a dos Ferreiros de Baixo (que mais tarde, no séc. XVII, foram obrigadas a juntar-se). Daí a Rua dos Caldeireiros ter tido o nome de Rua da Ferraria de Cima.
    A capela está aqui condignamente representada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada por mais este apontamento histórico, Carlos! É muito bom ter a sua ajuda nestas coisas do Porto. :)

      Eliminar
  2. Desenhar com chuva é obra! E que belo desenho, não está nada fracote, parabéns .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felizmente que, enquanto estive a desenhar, a chuva esteve ausente! Foi só no pós-desenho que "desabou". :)
      Obrigada, Margarida!

      Eliminar
  3. Desenho fracote?! Onde?!
    Pois gostei sim senhora!
    Bjinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostaste, Manela! Fico contente.
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Com erros ou sem erros para mim está uma maravilha!
    Os filetes de polvo fizeram-me inveja :)
    E devo dizer que são um grupo de corajosos porque esse tempo não era nada convidativo para estar na rua. O que faz com que o desenho tenha ainda mais valor pelas condições adversas :) Bjn

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há quanto tempo, Paula! Fico muito feliz de te (re)ver por aqui.
      Sim, os Urban Sketchers são bem apanhados, eheh! O nosso mote é "Contra o frio e contra a chuva, desenhar, desenhar!"
      Um grande beijinho

      Eliminar
  5. Cada vez me convenço mais que aquilo que pensamos ser "atabalhoado", sem estudo prévio, sem pensamento lógico, acaba por nos sair mais das entranhas E depois dá nisto: acredita que é um dos teus desenhos que mais gosto.
    Contra o frio e contra a chuva, desenhar, desenhar!
    Falta-nos a prova da neve!
    AB.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que tens razão, Armando. Os desenhos certinhos demais acabam por não ter alma... E, afinal, a expressividade advém muito da espontaneidade. Enfim, acabo por concordar contigo: este desenho, com os percalços que teve, acabou por ficar engraçado.
      Quanto à neve, temos de organizar uma ida às Penhas! 😊 Mas antes tenho de comprar um outfit a preceito, que com o gelo fico paralisada...

      Eliminar