23 de setembro de 2018

RETRATOS EM VALENÇA


Ontem fui a Valença a mais um Encontro UskPN  “Sketching com História”, organizado em parceria com o CIM (Comunidade Intermunicipal do Alto Minho). Além de dois desenhos urbanos que aqui mostrarei, diverti-me a desenhar pessoas. A primeira, enquanto esperávamos pelo almoço, cá fora à sombra, foi a Cláudia, encostada a uma árvore em plena concentração:


Depois de uma tentativa frustrada de apanhar o Paulo, desenhei um Tuba mefistofélico e emagrecido, que naturalmente não colheu grande aprovação, e um Marcelo com uma difícil linha craniana, a cujo desenho o próprio também torceu o nariz:


Depois do almoço, foi a vez de a Isabel Braga servir de vítima. Tentei retratá-la, toda de branco como estava, contra uma mancha vibrante de cor, sem esquecer a madeixa cor-de-rosa, os brincos de filigrana e a bolsinha laranja vivo. Claro que não lhe fiz justiça, mas lá colorida ficou!



Gosto muito de desenhar pessoas, apesar da dificuldade óbvia de elas se mexerem constantemente. Quando estão elas próprias a desenhar, apesar de tudo, sempre ficam menos mexericas :).

E, finalmente, aqui apareço eu, também retratada, ainda que fotograficamente, enquanto retratava os outros:



4 comentários:

  1. Eu gostava de saber desenhar assim! Dar-me-ia imenso jeito nos dias que correm :) bjn

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu tens imenso jeito para a figura humana, Paula! Pena é que mostres pouco...
      E que é feito de ti? Espero que estejas bem!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Tus dibujos sobre personas son fantásticos. Me gustan mucho! tienes un buen sentido de la proporción y el ritmo. Digo ritmo, porque tus personajes, lo tienen!
    Un fuerte abrazo, Miú.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério que as achas dinâmicas, Joshemari? Isso é para mim um grande elogio -- e o maior desafio, na verdade!
      Um abraço amigo para Barcelona!

      Eliminar