26 de outubro de 2024

O BOM GIGANTE

A deixa do Inktober para o dia 21 era "Rhinoceros". Esta eu quis mesmo desenhar. É um animal particularmente interessante, com aquele físico gigantesco, o ar pré-histórico e aquela natureza pachorrenta dos herbívoros. 


Este é o rinoceronte-branco, que se distingue do seu irmão africano, o rinoceronte-negro, não pela cor (são ambos de um cinzento acastanhado) ou pelo desenho do corpo, mas pelo formato do crânio, das orelhas, dos chifres e, em particular, dos lábios. O rinoceronte-branco tem o crânio mais comprido, as orelhas mais pontiagudas, o chifre dianteiro bem maior e os lábios largos ao invés de bicudos. Aliás, o formato do focinho valeu-lhe o cognome de "rinoceronte de lábios quadrados". "Wyt" é a palavra afrikander para "largo" (ou seja, "focinho largo"), mas os ingleses interpretaram-na erradamente, não como "wide", mas como "white", passando a chamar a espécie assim. 
     Este bom gigante pode pesar três toneladas e meia, sendo por isso o segundo maior animal vivo. Vivo por quanto tempo? Resta saber. Estando em vias de extinção, é uma dor de alma encontrar online, à vista de todos, os sites de caça ao rinoceronte. Um crime.