27 de maio de 2015

REGRESSO A ITÁLIA


Uma viagem de trabalho à Toscana sabe sempre um bocadinho a lazer. Que sorte! Depois de sete anos sem lá voltar, eis que um intercâmbio docente Erasmus me faz regressar a Florença em pleno Maio - um mês em que já há muitos turistas, mas não tantos como no Verão. Primeiro parei em Bolonha, onde fiz dois esboços que, agora, pude aguarelar. O primeiro mostra as "Duas Torres" no coração da cidade, inclinadas uma para a outra como que a cumprimentar-se. Sim, não é só em Pisa que os italianos erraram nos cálculos do fio de prumo! Comecei pela da direita, a Torre Asinelli, e depois passei à Garisenda, mais baixa e discreta:


Cá em baixo, trabalhos na estrada, com sinais, vedações, focos coloridos e muita confusão, que optei obviamente por não representar em detalhe. Gente também, muita! Mas fiquei-me por algumas figuras no canto inferior direito: 


O céu, luminoso, e o pináculo da Asinelli quase a perfurá-lo:



E aqui deixo a aguarela terminada, com os fios dos eléctricos suspensos no ar. Li que a Torre Asinelli, construída em 1109, tem quase 100 metros (97, para ser exacta) e uma inclinação de 2,2 m. A Torre Garisenda só tem 47 metros mas uma inclinação mais acentuada (3,2 m). Que vos parece? Gostam das "Due Torri"? 


Finalmente, como prova, a "yours truly" in situ: