15 de maio de 2015

ÀS PORTAS DA CIDADE


Mais um desenho de Braga, e mais um do Arco da Porta Nova. Desta vez, no entanto, o ângulo é o oposto do que representei na anterior aguarela, olhando-se agora de fora para dentro. O esboço era exigente, com prédios altos em primeiro plano e, mais uma vez, muitas janelas. O Arco, esse, precisou de várias camadas de tinta, para dar voz a tantas marcas do tempo:


As janelas eram de todos os tipos: das de guilhotina às de abertura longitudinal, altas e baixas, com e sem sacada:


Passei às sombras, carregando nos cantos e nos beirais, como os do Museu da Imagem, o prédio vermelho do lado esquerdo, que me saiu de um rosa desmaiado...


De seguida defini três transeuntes - um, distante, caminhando devagar, e duas jovens em primeiro plano, todas despachadas - terminando, por fim, com o céu claro lá em cima:


Acabado!



19 comentários:

  1. Hola Miú! Últimamente nos estás deleitando con una serie de dibujos urbanos, maravillosamente trabajados. Todos, de una gran valentía! Difíciles pero, muy buen dibujados y con su pintura justa. Esta faceta, para mí nueva, me atrae mucho (soy un amante de los dibujos y pinturas urbanos). Unos magníficos dibujos, muy bien estructurados y composiciones de mucho gusto. La de las vidrieras, la anterior y ésta, son la muestra de lo mucho que has avanzado. Unas perspectivas muy bien definidas, desde un lado y desde el otro del arco de la Porta Nova de Braga. Los personajes le dan ese tono cálido a la obra. Fantásticos.
    La pintura es suave y resulta muy relajante. Te felicito.
    Un abrazo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom ler um comentário tão preciso e estruturado, de quem, obviamente, está inteiramente por dentro deste ofício das pinturas! Que orgulhosa me deixam as suas palavras, Joshemari! E fico muito feliz por ver que o meu autodidactismo me está a levar a bom porto.
      Muito obrigada e um abraço amigo

      Eliminar
  2. Bem Miú, eu não percebo nada de técnica de desenho, mas que fazes desenhos lindíssimos.....isso fazes :) Adoro as cores que usas. Não sei se são tal e qual como o que vês ou se também colocas um pouco do teu bom gosto. Parabéns.
    Espero que esteja tudo bem.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Joana! As cores? Bem, tento reproduzir o que vejo, mas é verdade que por vezes solto um pouco a rédea à imaginação. :)
      Beijinhos!

      Eliminar
  3. Que trabalho bonito :) Ainda te levam algum tempo não? ando com saudades de fazer aqueles trabalhinhos que me deixam 3/4 horas sentadinha e absorvida pelo que estou a desenhar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Suzana!
      Tempo? Ai levam, levam. Não estive atenta (uma das vantagens de estarmos absorvidos numa coisa que nos agrada, não é?), mas acho que foram para aí umas duas horas. Isto incluiu todos os tempos de secagem, pois a aguarela foi quase sempre "molhado sobre seco".
      Um beijinho

      Eliminar
  4. Olá Miú,

    Sabe que moro relativamente perto de Braga, mas conheço muito mal a cidade? P'ra não dizer praticamente nada... E a Miú tem-me conseguido aguçar o apetite para num fim-de-semana destes dizer ao meu marido para irmos visitar :-)
    O desenho está muito bonito, como sempre eu acho, mesmo não dominando a arte da pintura... Mas parece-me muito bem mesmo...

    Beijinhos***
    Desejos de uma boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (Ui, escrevemos em absoluta sincronia!)

      Muito obrigada, Joana! Bem, julgo que se os meus desenhos já conseguiram motivar as pessoas a visitar a cidade, já fizeram mais do que eu alguma vez supus. Acho que a Câmara me deveria dar umas borlas nos eventos turísticos da cidade, ahahah!

      Uma óptima semana e um beijinho

      Eliminar
  5. Minha querida, a Câmara de Braga não só devia dar-te as tais "borlas", como devia patrocinar uma exposição tua! Diz quem percebe de "aguarelar"- não sou eu!!- que tens um talento inato, e cada dia os teus desenhos se tornam melhores... É o que dizem!
    Agora, eu digo que sim, que os teus dedos tem magia! Temos de combinar para veres as tuas aguarelas "Crianças Felizes" expostas com pompa e circunstância. Quem por lá passa, faz sempre questão de perguntar: "de quem são?"! Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com uma fã tão querida e dedicada como tu, que posso eu pedir mais?
      Um grande beijinho
      PS - Essas crianças felizes "que me aguardem", como dizem os brasileiros, eheheh! (Quando quiseres, é dó dizer.)

      Eliminar
  6. Olá Miú, em primeiro lugar, parabéns por mais uma aguarela digna de registo. Mesmo não sendo eu de Braga, nem tão pouco lá vivendo, a cidade está muito representada. Depois, uma queixa, não sei o que se passa, pois sou seguidora do blog e não recebo o que publicas. Vou ralhar com um CEO do Blogger e outro do WordPress.
    Beijinhos e bom fim de semana.
    Mia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Mia, que bom ver-te por aqui! E muito obrigada pelas tuas palavras tão gentis.

      Quanto ao problemas que relatas, não faço a mínima ideia do que será, mas concordo que é muito estranho e, de certeza, irritante. Esses CEO mereciam era uma tareia... :)
      Beijinhos

      Eliminar
  7. errata. queria dizer:" nem tão pouco lá vivendo, com esta mostra de tão grande qualidade, fica a cidade muito bem representada."
    peço desculpa.
    beijinho

    ResponderEliminar
  8. Gosto muito destes "tons rápidos", se assim se pode dizer.

    ResponderEliminar
  9. Gosta de comprar ou comprar uma copia está para venda??
    agradeço contacto t3palmeira@gmail.com
    Sérgio
    Obrigado

    ResponderEliminar