7 de julho de 2015

CORPOS AO SOL


Fora dos registos arquitectónicos e paisagísticos, trago hoje um desenho de pessoas. Só de pessoas — distraídas, alheadas, a gozar a tranquilidade de uma piscina ao fim da manhã. É engraçado observá-las a tomar banhos de sol, cada qual com o seu traje de banho, o seu corpo exposto, a sua intimidade a descoberto. Há-as altas e baixas, gordas e magras, velhas e novas. Mas todas se entregam ao culto do deus Sol, neste dolce far niente tão típico da estação.


E no mexe-que-mexe também são todas parecidas: é um tormento desenhá-las! Em 3 segundos já a mão está noutro lado, já o joelho subiu e o ombro desceu, já a cabeça se voltou escondendo as feições... As pernas desta senhora loura em primeiro plano, por exemplo, foram completamente inventadas. Estava eu a rabiscar a parte de baixo do biquini encarnado quando ela se afastou. Não tive outro remédio senão fazer-lhe este par de cilindros, que ainda por cima chocaram com a tumbona (isto foi em Baiona, na Galiza) da outra banhista a ler... Enfim, desditas de uma sketcher lenta demais para organismos móveis!

4 comentários:

  1. Olá Miú, gosto destes teus desenhos em que aparecem várias figuras, num mesmo contexto, mas "cada um na sua". Acho mesmo muita piada. Tal como os teus auto retratos, que não comentei, mas adorei. E já agora, parabéns por teres tido tanto sucesso com eles. Agrada-me mais este tipo de representação do que propriamente as paisagens. Talvez porque seja algo mais dificil de se ver, não tão comum no mundo das aguarelas (penso eu). beijinhos, bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, Val, estou tão em falta para contigo!... Até me sinto um bocadinho envergonhada, daí o meu silêncio. Mas vou escrever-te uma mensagem decente, a ver se me faço desculpar um pouco. ;)

      Muito obrigada pelo teu comentário (de perita, sem dúvida, arquitecta que és)! Tens razão, este tipo de figura humana em grupo talvez se veja menos do que as "landscapes" e as "cityscapes". Mas os Urban Sketchers são mais vocacionados para o último registo.

      Beijinhos!

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Muito obrigada, Mini Mi, pela visita e pelo comentário!

      Eliminar