6 de junho de 2018

POÇO DOS DESEJOS


Quase todas as praças que vi em Veneza têm no seu centro um poço como este. Enfeitado e esculpido, sem nada de instrumental. Os turistas acercam-se para espreitar, através das grades que o cobrem, e muitos tiram fotografias. Neste caso, a praça era o "Campo Santa Maria Mater Domini", algures no emaranhado labiríntico da cidade. Sentei-me à sombra e fiz ali mesmo o meu terceiro desenho de Veneza, com uma ponte à direita, pois claro, e uma gôndola que espreita. Mas o meu olhar é convocado pelo mistério deste poço, tão insólito como vetusto…


Eis a fotografia que tirei mal dei por terminado o desenho (as raparigas em torno do poço acrescentei-as depois):



Que segredos esconderá este poço encantado? Que histórias ouviu, que desejos acolheu, que gerações acompanhou ao longo dos séculos?...

10 comentários:

  1. Os monumentos históricos sempre me impressionaram pela sua antiguidade e por terem resistido ao tempo, quando os homens passam e morrem… E este poço parece mesmo encantado, como uma escultura numa praça tao bela. Rico desenho, um desenho encantado, Miú!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tirou-me as palavras da boca, Teresinha. É isso mesmo o que me acontece em sítios como Veneza (se bem que nada se lhe compare): ou seja, sinto-me bem pequenina ao pé da magnitude daquelas pedras, que atravessam séculos quase incólumes. Já nós...é outra história -- digamos que mais curta, eheh.

      Eliminar
  2. Belo desenho. E os gelados...não desenhaste ou conseguiste resistir ???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se consegui resistir aos gelados, Marcelo? Eu?... Olha, aquilo foi stracciatela, fragola, crema -- o que pude encastelar em cima dos cones, ahah! E desenhar coisas que derretem e ainda por cima são para comer não é comigo. :)
      Obrigada e um abraço!

      Eliminar
  3. Gosto do acrescento posterior das pessoas. São pessoas que nos ficam na memória mas não as desenhámos na altura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois ficam, é verdade, Eduardo! E, mesmo tendo passado duas semanas desde a viagem, lembro-me de todos os pormenores desta praça, como se a tivesse aqui à minha frente...

      Eliminar
  4. Que lugar e desenho tão bonitos, com a luz e enquadramento perfeitos. Parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostaste, Paulo, a sério? Fico muito contente e orgulhosa. :)

      Eliminar