29 de julho de 2015

OS CLÉRIGOS VISTOS DA SÉ


Encontrámo-nos no Terreiro da Sé, na manhã de um domingo sereno, já quase a fechar Julho. Embora o plano fosse começar logo a descida, preferimos ficar por ali um pouco mais, tão desenhável é o local. E, claro, a vista da Torre dos Clérigos lá ao fundo, erguendo-se altiva por trás do casario, foi o motivo escolhido por vários de nós, ou não fosse o ângulo que a apanhava um dos poucos à sombra...


Este foi o meu primeiro esboço aproveitável do dia, bastante rápido para mim (menos de 15 minutos). Antes tinha perdido demasiado tempo numa tentativa abortada do pelourinho, que ficou com céu a mais e terreiro a menos, transparecendo ingloriamente nas costas do desenho:


E, aqui, uma fotografia de parte do grupo antes de zarpar, já a sermos chamados para dar corda aos sapatos:


O Pedro, eu, o Armando (com cara de seca pela demora) e a Elsa. O Jorge estava por trás da objectiva; a Ana Isabel e a Cláudia, ali por perto; o Tiago, o Hugo, a Margarida e o resto do grupo já no Terraço dos Grilos... Ui, toca a andar que se faz tarde!

10 comentários:

  1. adoro a forma como resolveste o céu .. ficou lindo

    ResponderEliminar
  2. Gosto imenso desta moldura que colocaste no teu desenho. gosto mesmo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A moldura foi uma maneira que encontrei de dar algum equilíbrio à composição, pois a torre sobressaía demasiado, ou pelo menos assim me pareceu... Obrigada, Paulo!

      Eliminar
  3. Concordo. Também me chamou a atenção à solução encontrada para o céu.
    Na foto os cadernos já estavam arrumados?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Henrique, arrumados e prontos para seguir caminho! O meu é que, por acaso, ainda se vê sobre a minha perna. O pessoal já estava a querer continuar o percurso. :)

      Eliminar
  4. http://3.bp.blogspot.com/--5y3Y4R-Xi0/VFZSsxBwFLI/AAAAAAAAE_E/pwA9p321E8E/s1600/P1010011%2B(2).JPG
    nada de essência ao contrário desse teu
    mas hei-de conseguir :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei muito dessa versão mais colorida, sobretudo do formato vertical e estreito, tão elegante! Parabéns, Fátima.

      Eliminar
  5. La solución que adaptaste en la composición, que a todos ha gustado, hace que el dibujo sea mucho más atractivo. Bravo!
    Miú, eres una gran artista! Con grandes soluciones!
    Un abrazo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva, Joshemari!
      Oh, artista, eu?... Da mula ruça, só se for (como se diz aqui em Portugal).
      Muito obrigada pelas palavras amigas e um abraço!

      Eliminar