15 de agosto de 2015

A ARARA ENSONADA


Também eu fui ao zoo desenhar. Não ao de Sete Rios, mas ao de Stº Inácio, no Porto. O tempo foi pouco para observar tantos espécimes com a atenção merecida. Comecei pelos pássaros. Esta arara vermelha, ou Ara Chloropterus (ah pois, que julgam?, têm aqui uma perita), estava ensonada, em pleno calor do princípio da tarde, e eu fiquei-lhe agradecida. Deu-me tempo para fazer um esboço decente, de corpo inteiro e com parte do canavial incluído, embora com traços muito soltos, pouco detalhados:


As cores pu-las em casa. Oh, que maravilha poder usar os tons quase puros naquela plumagem inacreditável!


Sei que a composição deixa um pouco a desejar: que a figura deveria estar voltada para dentro e não para fora do desenho; que o tronco da árvore não deveria surgir no centro exacto da moldura; que as canas na retaguarda também não deveriam produzir simetrias... Mas com o calor que estava já me dou por satisfeita!

11 comentários:

  1. Pois eu aprecio-o assim... até as cores atiraram"às urtigas" as grades.
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, José... A prisão é a parte negativa deste quadro... Mas o desenho permite-nos estas liberdades, como a de transformar o que vemos de acordo com o que desejamos e sentimos. :)

      Eliminar
  2. Miú, tantas críticas a um trabalho tão genuíno e pejado de cor. Bom domingo.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Lindo. As cores estão vibrantes na Arara. Quanto à composição ficou boa, com o tronco torto atrás a dar uma ajuda para evitar a total simetria, mas o poleiro da arara fica muito bem a dividir o plano na personagem e na sua extensa plumagem. Gostei de ver sem as grades.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério que achas que a composição ficou bem, Henrique? Ufa! Sabes que hesitei bastante em pintar o desenho, porque me pareceu mal composto... Mas agora que o (re)vejo, acho que fiz bem em aplicar a cor.
      Muito obrigada e um abraço!

      Eliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar