12 de maio de 2018

O TOURO E A ROSA


E aqui está o meu terceiro e último desenho do Encontro USkPN em Ponte de Lima. Estava eu a desenhar a Matriz, sentada no meu banquinho, quando um grupo de miúdos se acercou. Pergunta para aqui, pergunta para ali, depressa entabulámos conversa. Dali a pouco já se tinham transformado em peritos, a dar-me conselhos de toda a ordem sobre como fazer o desenho. Uma das crianças, uma menina adorável chamada Patrícia, pediu-me então que lhe fizesse o retrato. "O teu retrato?", perguntei eu. "Mas eu estou aqui é para desenhar a cidade, sabes?" E ela: "Então desenhe ali aquela estátua, que eu vou para cima dela" — e apontou para a "Vaca das Cordas", um dos elementos mais populares da simbologia da cidade. Como recusar? 

A pequenita, de 6 anos, aguentou firme durante os oito a dez minutos que o desenho durou, empunhando uma rosa, presente que estava reservado para o dia seguinte, o Dia da Mãe. Os outros miúdos iam dizendo: "A senhora está a desenhar-te o pé... e agora a perna... e agora as costas... Não te mexas! Agora está a desenhar-te a cara...":

Finda a sessão, e tendo tido a aprovação da retratada e da mãe, entretanto chamada ao seu café ali perto, não resisti a tirar uma fotografia com os meus companheiros artísticos. A modelo da rosa é a menina agachada junto a mim, sempre a sorrir:

16 comentários:

  1. A tradição da Vaca das Cordas em Ponte de Lima remonta à primeira metade do séc. XVII, tendo lugar na véspera do Corpo de Deus. O animal, que na verdade é um touro, é preso por duas cordas e conduzido por cerca de dezena e meia de pessoas, sendo levado até à Igreja Matriz e preso à janela de ferro da Torre dos Sinos, Aí é-lhe dado um banho de vinho tinto da região. Segue-se uma espécie de corrida de touros na rua, com populares a enfrentá-lo em pegas de caras amadoras.
    Saúdo o desenho, de uma curiosa tradição.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ena, já conhecia a sua sabedoria em tudo o que diz respeito ao Porto, mas não sabia que o Carlos também era perito em Ponte de Lima! :)
      Muito obrigada pelos seus ensinamentos.

      Eliminar
  2. Linda história e lindo desenho, Miú! Como diz o poeta, "o melhor do mundo são as crianças"...

    ResponderEliminar
  3. A sério?! Absolutamente encantador e maravilhoso.
    Beijinho grande.

    ResponderEliminar
  4. Oh, Miú. qué historia tan tierna y hermosa nos acabas de enseñar y relatar. Es preciosa, la historia, la niña y tu dibujo. Felicidades!
    Un beso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muchas gracias, estimado Joshemari!
      Me encanta que te encante! :)
      Besitos

      Eliminar
  5. Respostas
    1. Obrigada, querida aguarelista! :)
      Beijinhos para ti, Suzana

      Eliminar
  6. Quero comentar, mas nem sei o que dizer. Desde o desenho, ao contexto....enfim...simplesmente maravilhoso, Miú.
    Parabéns, mais uma vez.
    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  7. Miú, costumo ir a Ponte de Lima umas 3 a 4 vezes num ano e adoro passear-me por lá. Acho os três desenhos maravilhosos, mas este pela história envolvente e pela modelo toda contente por estar a ser retratada, é certamente o vencedor.
    P.s) A Miú tem um sorriso muito bonito.

    Beijinho, Joana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, só agora li este comentário tão simpático, Joana! Muito obrigada; fico feliz que tenha gostado deste desenho tanto como eu. :)

      Eliminar
  8. Hi, my name is Diana and I came across your blog when I was looking for a wonderful sketch of Ponte de Lima to use it at the footer of a website Im creating for a little loja I opened in the vila few months ago.
    Would you be willing to allow me to use one of your beautiful designs for this purpose?
    obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hi, Diana!
      I'm happy you like my drawings.
      My answer to your request is affirmative, on two conditions:
      1) that my name clearly appears on the reproduction of the drawing, i.e., that you do not erase my hand-written signature ("Miú") at the bottom of the drawing;
      2) that you send me the link to your website. My email is miudesenhadora@gmail.com.
      Best of luck with your "little shop"!

      Eliminar