23 de agosto de 2015

ONDE ESTÁ O PATO?


Este foi o segundo dos dois desenhos que consegui fazer no zoo de Stº Inácio, de cuja visita no início de Agosto já aqui falei. Depois da arara, outra ave, e doméstica por sinal. Cheia de calor meti-me na estufa, onde havia sombras frescas e água a correr - e um banco com musgo onde me sentei confortavelmente. À minha frente um pato-real em pé coxinho meditava numa pedra junto ao lago. Mais uma pose ideal, a não desperdiçar. Desta vez, depois de feito o esboço aventurei-me a pegar nas minhas aguarelas. Mancha para aqui, sombra para acolá... e o desenho lá se foi preenchendo. Mas estava a levar demasiado tempo. Depois de três quartos de hora bem medidos, e com o meu cônjuge e o meu rebento a exasperarem enquanto entravam e saíam a saber de mim, resolvi interromper a empreitada:


Só hoje a terminei. A água foi muito difícil, com o repuxo a criar reflexos complicados, e o pato, bem...


...tantas foram as cores e tantas as formas que o dito se perdeu ali pelo meio, qual Wally a desafiar a nossa atenção.

14 comentários:

  1. Ja, ja, ja, pudiste dibujarlo.Y... muy bien! Te felicito!! Valió la pena la espera de tu familia.
    Me recuerda, cuando en Francia quise dibujar a una oca... Algún día lo contaré! No es lo mismo. Las ocas son más agresivas.
    Un abrazo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ui, os gansos são agressivos! Li uma vez que até há quem os use como cães de guarda. Não tentes desenhar gansos, Joshemari! Os patos são mais inofensivos.
      Um abraço

      Eliminar
  2. que beleza !!
    pintas cada vez melhor !!

    ResponderEliminar
  3. Está lindo! Miú, começa rapidamente a repor desenhos nos USKP. Não há,entre as pessoas, esse sentimento de "ser chata"! Onde foste buscar essa ideia? Pelo contrário, as pessoas ficam GRATAS, gostem mais ou gostem menos. Pelo menos isso é o que eu sinto quando vou aos encontros, e sei que estou certa. Se não soubesse, não publicava nada. Bora lá?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Teresa, és uma querida! Sim, é claro que vou continuar a publicar nos USKP.
      Beijinhos!

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Obrigada, Karina, pelas visita e pelo comentário tão simpático!

      Eliminar
  5. Independwntemente de ser um Wally eu adorei as cores!

    ResponderEliminar
  6. Querida Miú! Ficou tão, mas tão bonito!! Beijinho grande e boa semana.
    Manuela.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que sejas bem-regressada, Manela!
      Um grande beijinho e obrigada

      Eliminar
  7. Olá lindo os seus desenhos;
    Olhando os seus fui atrás dos meus cadernos era algo que gostava muito...
    No final das contas acabou ficando para trás; boas lembranças...
    Prazer em conhecer seu blog.
    janicce.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Janicce, nunca é tarde para voltar aos desenhos! A mão treina-se, é verdade, e se houver vontade, o jeito volta. Está prometido. :)
      Muito obrigada pela visita e um abraço.

      Eliminar