5 de maio de 2023

CASA DE CHÁ DA BOA NOVA


Não é a primeira vez que a desenho (já o fiz aqui), mas é sempre com espanto e sensação de descoberta que tento captar aquelas linhas limpas e puras, em perfeita comunhão com o mar e os rochedos:

A Casa de Chá de Leça da Palmeira, desenhada por Siza Vieira, é um ex-libris da cidade e monumento nacional. Não haverá muitas obras de arquitetura contemporânea nesta categoria. Que bom tê-la aqui mesmo à mão. E que bela tarde de maio para me perder, por uma meia hora, a olhá-la! À esquerda, o farol de Leça, com a sua cúpula escarlate. À direita, lá ao fundo, o Terminal de Cruzeiros, em Matosinhos, e um deles a fazer-se ao mar:

4 comentários:

  1. Gosto sempre de ver os seus desenhos!
    Espero-a bem!
    AL

    ResponderEliminar
  2. Bela perspetiva da Casa de Chá.

    Uma curiosidade é que o edifício foi concebido na sequência de um concurso levado a cabo pela Câmara Municipal de Matosinhos em 1956, do qual saiu vencedor, não Siza Vieira, mas o arquiteto Fernando Távora, de quem o primeiro era colaborador. Após a escolha do local para a sua implantação, nos rochedos da Boa Nova, Távora entregou o projeto ao jovem Álvaro Siza, que estava a dar os primeiros passos na sua carreira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Carlos, pelo comentário simpático e pela informação, que desconhecia.

      Eliminar