19 de setembro de 2023

PISCINA DAS MARÉS I

É um dos ex-libris de Leça da Palmeira a piscina de água salgada desenhada por Siza Vieira que, sobre as rochas, se situa em pleno rebentar das ondas. Neste desenho muito rápido, que fiz neste setembro pálido, vê-se ao fundo o paredão do Porto de Leixões:

2 comentários:

  1. Parabéns pela aguarela. Nunca é demais celebrar a bela Leça da Palmeira, e ainda menos o nosso mais célebre arquiteto.
    Este notável conjunto arquitectónico inclui duas piscinas de água salgada, uma para adultos e outra para crianças. Foi projetada por Álvaro Siza e inaugurada em 1966, tendo-se tornado monumento nacional em 2011. A obra é o único exemplar português incluído no livro “Cem Edifícios do Séc. XX” (2017), uma publicação de referência na arquitectura, coordenada por Thom Mayne, aruitecto também ele vencedor do Pritzker.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, caro Carlos, pela visita e, como sempre, pelo enquadramento do motivo do desenho que nos fornece. Desconhecia o pormenor de ser esta a única obra portuguesa no livro que refere. É um galardão significativo!

      Eliminar